terça-feira, 2 de março de 2010

Não vale desanimar

Não vale desanimar
Prestou vestibular no ano passado e não foi chamado não desanime. Veja dicas para quem vai tentar o vestibular mais uma vez este ano
Por Prof. Dr. Maurício Gozzi

Você que prestou vestibular no ano passado e não foi chamado não deve desanimar. Mas este ano, tome algumas precauções para que em seu novo ano de estudos consiga elevar os seus conhecimentos até o nível exigido pelo seu curso.
Em primeiro lugar, você deve ter em mente a nota necessária para ser aprovado em seu curso de interesse. Esta informação, que pode ser conseguida nos sites das próprias universidades, deve ser convertida em porcentagem, e este será o seu objetivo a ser alcançado.
Estatisticamente falando, vale mais a pena tirar notas médias em todas as matérias do que ir muito bem em uma matéria e ir muito mal em outra. Assim, o melhor a fazer é não negligenciar nenhuma das oito disciplinas que serão cobradas em sua prova. O que acontece normalmente é que, às vezes, o candidato tem facilidade em alguma matéria e por causa disso, deixa de estudá-la. Este é um erro grave! Pois é justamente esta matéria que, se bem preparada, dará ao candidato as maiores oportunidades de bom desempenho.
Você deve saber de antemão quantas horas de estudo você realmente poderá se dedicar por dia. Você que já passou por um ano de estudos, sabe, a esta altura, as coisas que lhe fazem descumprir o planejamento. Bem, fuja delas! Planeje (e cumpra...) estudar de segunda a sexta, e deixar o sábado para a leitura da literatura obrigatória. O domingo deve ser reservado para o descanso. Já para aqueles que só podem estudar nos finais de semana, deixe pelo menos, a tarde do domingo livre - não se esqueça que o estresse físico pode diminuir o seu rendimento.
Uma vez que o tempo de estudo está definido, você deve dividi-lo de forma a cobrir todas as disciplinas de sua prova, e dar uma certa ênfase -um pouco mais de tempo - àquelas que você tem mais dificuldade, que você poderá reconhecer como sendo aquelas que suas notas foram mais baixas no vestibular passado.
Se você está fazendo cursinho, siga o conteúdo na mesma velocidade e na mesma ordem de seu cursinho. Se estiver estudando por conta própria, comece do início do livro de cada disciplina, sem pular capítulos.
Faça, pelo menos uma vez por mês, um simulado de todas as matérias - neste momento, calcule em porcentagem o seu desempenho, compare com o seu objetivo e, se estiver abaixo, veja quais as matérias que diminuíram sua nota. Planeje novamente seus estudos mudando a ênfase - aquele tempinho a mais - para estas matérias. Não se satisfaça até que você tenha o desempenho necessário para passar em seu curso, individualmente em cada disciplina.
Se estiver fazendo cursinho, não se esqueça de entregar pelo menos uma redação a cada quinze dias, e se estiver estudando por conta própria, considere a possibilidade de contratar uma professora de Português para corrigir as suas redações e fazer comentários. Esta parte não dá para fazer sozinho.
Como dica complementar, procure exercer alguma atividade física regular, mesmo que leve, durante a semana. Esta prática irá diminuir seu nível de estresse, aumentar a oxigenação do seu cérebro e lhe proporcionará um sono de melhor qualidade, ou seja, restaurador. Não se esqueça de alimentar-se bem, sem ficar períodos muito longos sem comer e não deixe, em hipótese alguma, de acreditar na sua capacidade de alcançar o seu objetivo. O vestibular é mesmo um funil muito apertado, mas sempre haverá espaço para os candidatos realmente dedicados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário