sexta-feira, 19 de março de 2010

GUIA DE PROFISSÕES - ODONTOLOGIA


Este profissional estuda e trata formas de tratamento e prevenção de afecções bucais. Através de exames dos dentes, gengivas, bochechas, lábios e língua, o dentista elabora o diagnóstico, extrai e restaura dentes, faz a correção estética, limpeza e ensina como tratar da higiene bucal. Mais do que um especialista, o dentista é hoje um profissional atento à saúde geral do paciente. Feridas na mucosa e mau hálito podem ser sinais de problemas em outras partes do organismo.
Apesar de ser uma profissão que continua cobiçada por muitos de brasileiros, o mercado já não é tão atraente. Organizar consultório próprio é uma opção que custa, pelo menos, R$ 30 mil, destinados apenas à compra de equipamentos. Mas dinheiro não basta. É preciso ter também uma boa noção do custo operacional de um consultório, noção esta que, na maioria das vezes, não se obtém nas faculdades. O desafio é conquistar os primeiros clientes. Conveniar-se a planos odontológicos pode ser uma opção. O mais comum ao recém-formado é ser funcionário em uma clínica dentária ou estagiário em consultórios onde, muitas vezes, trabalha-se de graça para adquirir experiência.
Atualização de conhecimentos é importante em todas as profissões. Na Odontologia, a reciclagem torna-se imprescindível em função dos progressos tecnológicos. A ortodontia, especialização em que, por meio de aparelhos, corrige-se a mordida e a posição dos dentes e maxilares é um bom exemplo. Durante um bom tempo, essa área reuniu a elite da odontologia e, devido aos altos custos, atendia a poucos. Mas hoje o número de profissionais especializados nesta área vem crescendo e o tratamento está mais acessível. Outra especialização que vem atraindo os dentistas é a estética oral. A implantodontia (implantes de próteses parciais e dentadura nos maxilares) tem boas perspectivas, além da odontopediatria (cura e prevenção de doenças bucais nas crianças) e da periodontia (cuida das gengivas e dos ossos que sustentam os dentes).
Os caminhos para o profissional se atualizar, além de muita leitura, são os cursos de especialização, que representam um constante e necessário investimento, mesmo após a graduação. O salário inicial está na base de quatro salários.

Áreas de atuação

Cirurgião dentista: restaura, extrai e reimplanta dentes, coloca próteses, faz tratamentos de canal e de gengivas, além de reabilitar pacientes com traumas e fraturas.
Odontopediatria: trata e previne as doenças bucais em crianças.
Ortodontia: corrige disfunções da arcada através de aparelhos.
Periodontia: cuida das gengivas, faz enxertos de tecido e implantes.
Prótese dentária: projeta, confecciona e implanta próteses, dentaduras etc.
Radiologia: diagnostica problemas na boca e na face através de imagens de raios-X.

Duração do curso: 5 anos

Nenhum comentário:

Postar um comentário