segunda-feira, 22 de março de 2010

GUIA DE PROFISSÕES - PSICOLOGIA


É a ciência que estuda os fenômenos psíquicos por meio da análise das emoções e dos aspectos motores e intelectuais do indivíduo. O psicólogo diagnostica e trata distúrbios emocionais e de personalidade. Analisa o comportamento, os sentimentos e os mecanismos mentais do paciente, levando em conta a influência que a hereditariedade e os grupos sociais exercem sobre o indivíduo. Um campo que vem apresentando um grande crescimento é a psicologia jurídica, em virtude do aumento dos processos de adoção, dos casos de violência contra menores e de disputa pela guarda de filhos na separação de casais. A psicologia esportiva e o acompanhamento de equipes médicas na reabilitação psicológica de pacientes que sofreram cirurgias ou estão sob tratamento é uma recente oportunidade de desenvolver-se como profissional. Cresce também a atuação do psicólogo em agências de publicidade, coordenando pesquisas com o público sobre a imagem do produto.
O trabalho do psicólogo é mais um dos que contam com a influência multidisciplinar. Na escola, por exemplo, o psicólogo pode trabalhar ao lado do fonoaudiólogo ou do pedagogo. Em um hospital, integra uma equipe médica. Em uma penitenciária ou em instituições para menores, atua próximo de sociólogos, antropólogos e assistentes sociais.
No início do curso, as disciplinas estudadas são psicologia social, do desenvolvimento e da personalidade. O aluno estuda também fisiologia, neurologia, sociologia e estatística. Em geral, depois dos dois primeiros anos, pode-se selecionar as matérias optativas que vão definir a área de atuação. Nos primeiros anos, os profissionais costumam cobrar entre R$ 40 e R$ 50 por hora de consulta.

Áreas de atuação
Ensino: leciona nos ensinos fundamental, médio e superior. Além do magistério.
Clínica: orienta pessoas com problemas emocionais, mentais ou de personalidade, realizando terapias, individuais ou em grupo.
Educação: dá orientação psicopedagógica a educadores em geral. Desenvolve trabalhos junto a pedagogos que favoreçam a aprendizagem.
Psicomotricidade: emprega técnicas específicas no tratamento de alterações psicológicas ou neuropsicológicas que afetam o desempenho motor, habilitando o paciente a desenvolver as funções normais dos seres humanos.
Social: planeja, executa e avalia programas comunitários e preventivos nas áreas de saúde pública, educação, trabalho, lazer, violência e segurança. Pesquisa a saúde mental da população, realizando também acompanhamento em penitenciárias e órgãos de atendimento a menores e a idosos.
Trabalho: recruta, seleciona e avalia pessoal. Elabora e aplica programas de treinamento e de formação de mão-de-obra, criando os recursos humanos de empresas.

Duração do curso: 4-5 anos

Nenhum comentário:

Postar um comentário