quinta-feira, 11 de março de 2010

GUIA DE PROFISSÕES - FONOAUDIOLOGIA

O fonoaudiólogo trabalha com a linguagem e a audição, suas respectivas alterações e tratamentos correspondentes através de técnicas e métodos específicos. Previne e diagnostica distúrbios aplicando métodos de tratamento e reabilitação. Identifica problemas como: surdez, mudez, gagueira e dicção. Atua também na área de saúde do trabalhador, visando à prevenção, identificação e correção dos distúrbios funcionais de audição ou fala.
Para se expressar melhor, atores, professores, locutores de rádio, políticos, cantores, advogados e pessoas com problemas de fala são algumas das pessoas que buscam o auxílio do fisioterapeuta. Nas dublagens de filmes e comerciais, por exemplo, o fonoaudiólogo pode ser requisitado para indicar o melhor timbre para cada pessoa representada. Este é o ramo da fonoaudiologia conhecido como estético e no qual surgem excelentes oportunidades de trabalho. Há também o setor de telemarketing, em que atuam pessoas que falam ao telefone, naturalmente, durante muitas horas por dia e precisam cuidar e prevenir problemas inerentes à sua atividade. Alguns fonoaudiólogos prestam consultoria para empresas do setor e o potencial de expansão para este tipo de atividade é grande.
Na área de Fonoaudiologia clínica, a tarefa do profissional é tratar de pessoas com gagueira, alterações na fala ou que trocam letras (“l” no lugar do “r”, por exemplo) e trabalhar com crianças portadoras de doenças congênitas que atrapalham o desenvolvimento da audição. Também é função do fonoaudiólogo avaliar e testar a capacidade auditiva de crianças e adultos, além de trabalhadores submetidos a ambientes de muito ruído. Com o auxílio de um médico, esse profissional pode prescrever aparelhos de surdez e ajustá-los aos pacientes (Audiologia). Aqueles que se interessam por informática podem unir a lingüística à fonoaudiologia para criar softwares capazes de ajudar usuários que tiveram paralisia ou traumatismo craniano. Este é um segmento ainda pouco explorado.
O currículo inclui matérias como anatomia, bioquímica, psicologia, fonologia, lingüística, neurologia da audição etc. No último ano, há estágio obrigatório, quando o aluno opta por uma das áreas de especialização: fonoaudiologia clínica, educacional, estética ou audiologia. No início da carreira, os salários são em torno de seis salários mínimos.

Áreas de atuação
Audiologia: testa a audição de recém-nascidos, crianças, adultos e idosos. Indica aparelhos de amplificação sonora. Procura soluções para redução de ruído em ambientes de trabalho.
Fonaudiologia clínica: pesquisa, tratamento e prevenção de distúrbios da comunicação, atendimento a pacientes com dificuldades no aprendizado da linguagem, e outros problemas de comunicação oral, como gagueira, alterações na fala e troca de letras.
Fonoaudiologia estética: aplica técnicas que auxiliam atores, cantores, locutores, apresentadores e políticos a melhorar a comunicação oral. Escolha de tipos de voz adequados para a dublagem de filmes.
Duração do curso: 4 anos

Nenhum comentário:

Postar um comentário