quinta-feira, 11 de março de 2010

GUIA DE PROFISSÕES - FARMÁCIA




Embora as drogarias ainda empreguem muitos farmacêuticos, o campo de atuação deste profissional não se restringe aos balcões para orientar e oferecer melhorias à qualidade de vida. Novos conhecimentos científicos e sofisticados equipamentos gerados pela tecnologia ampliam as oportunidades de trabalho.
Atualmente, é possível encontrar farmacêuticos na indústria de alimentos, onde cuidam para que não haja microorganismos em produtos como tomates enlatados, leite condensado etc. Na indústria farmacêutica, poderá controlar a qualidade da produção dos medicamentos ou, ainda, realizar pesquisas no departamento científico de grandes laboratórios em busca de novos princípios ativos, ou novas formas de aplicação de medicamentos. A indústria de cosméticos completa esse quadro de boas oportunidades, segmento em que poderá trabalhar na formulação de produtos, atuando junto a profissionais de diversas áreas. É necessário acumular conhecimentos sobre os produtos químicos e as reações que eles desencadeiam no organismo, a fim de realizar pesquisas, produção e distribuição dos remédios, além de pesquisar e testar novas substâncias a serem utilizadas nas indústrias de remédios, de cosméticos, atuar no desenvolvimento de terapias como homeopatia e fitoterapia, e impedir que produtos de gêneros alimentícios sejam contaminados por microorganismos.
Algumas faculdades exigem que o candidato ao vestibular faça sua escolha previamente entre as habilitações de farmácia e bioquímica. No entanto, a maioria concede ao aluno a possibilidade de, após o quarto ano – quando ele já adquiriu o grau de bacharel em farmácia –, concluir mais dois semestres e assim se habilitar em bioquímica. Na formação básica, estudam-se disciplinas como química orgânica e inorgânica, físico-química, parasitologia, microbiologia e anatomia humana. Na área profissionalizante, toxicologia, microbiologia clínica, cosmetologia e qualidade de alimentos são algumas das disciplinas. Os recém-formados ganham, em média, R$ 800.

Áreas de atuação
Alimentos: empregar novas fórmulas de processamento dos alimentos em indústrias, controlar a qualidade dos alimentos industrializados, analisando a ação de substâncias nutritivas no organismo humano.
Análises clínicas e toxicológicas: desenvolver e aplicar exames laboratoriais para diagnóstico de doenças e descoberta de contaminação por drogas, produtos químicos e medicamentos.
Cosmetologia: pesquisar e elaborar cosméticos e produtos de higiene.
Farmácia: preparar e distribuir medicamentos em drogarias, hospitais e farmácias de manipulação, conforme prescrição médica.
Farmácia industrial: pesquisar e fabricar remédios, vacinas, cosméticos e produtos de higiene.
Duração do curso: 5 anos

Nenhum comentário:

Postar um comentário