sexta-feira, 12 de março de 2010

Guia de Profissões - Fisioterapia


O fisioterapeuta trata lesões, restaura e conserva a integridade física do paciente. É o profissional que ajuda a restabelecer deficiências musculares, recupera dificuldades motoras que estejam associadas a problemas físicos ou mentais. É quem define que tipo de técnica deve ser aplicada no paciente para a recuperação física dele, seja aplicação de massagens, recursos mecânicos, agentes naturais como água, ar, luz e pressão.
A Fisioterapia é um exemplo de carreira que foi se moldando rapidamente às mudanças da vida moderna. Há menos de uma década, sua função era ajudar na reabilitação de doentes, idosos e crianças com problemas neurológicos. Hoje, caracteriza-se como fundamental na prevenção e tratamento de doenças e na melhoria da qualidade de vida. O fisioterapeuta pode tanto ajudar gestantes a contrair e relaxar os músculos durante o parto quanto trabalhar com reeducação postural global (RPG) com grupos de idosos ou mesmo em empresas.
O esporte é outro segmento com boas oportunidades porque atletas e equipes estão buscando o trabalho do fisioterapeuta principalmente para manutenção da forma física e maior duração da atividade profissional. O atendimento domiciliar tem aumentado, mas em geral o fisioterapeuta trabalha em hospitais, clínicas, postos de saúde, creches, universidades, academias e clubes. A área estética também tem atraído profissionais. Marcas de cirurgia e de lipoaspiração podem ser amenizadas com exercícios aplicados por fisioterapeutas.
O fisioterapeuta precisa conhecer o ser humano de maneira global – aspectos físicos, psíquicos e sociais – pois deve estar atento à saúde do seu paciente integralmente. Esse profissional desenvolve tratamentos que unem recursos como água, calor, técnicas de movimento e massagens para tratar cada problema, estimulando o paciente.
Ao mesmo tempo em que o campo de atuação de fisioterapia se ampliou, o número de escolas também cresceu. Em conseqüência, a concorrência por postos de trabalho deve aumentar.
Em geral, o curso é integral e inclui disciplinas como anatomia, biologia, fisiologia, histologia, formologia, psicologia, entre outras. A formação específica traz massoterapia (massagens), termoterapia (calor e frio) e a cinesioterapia (movimentos). No último ano, há estágio obrigatório em clínica ou hospital. O salário médio inicial está em trono de R$ 800.
Duração do curso: 4 anos

Nenhum comentário:

Postar um comentário