quinta-feira, 18 de março de 2010

GUIA DE PROFISSÕES - NUTRIÇÃO


O nutricionista se encarrega de ajustar hábitos alimentares às necessidades específicas individuais ou de determinados grupos. Planeja, organiza, controla regimes, administra a preparação e o consumo de alimentos. É o responsável por coordenar e supervisionar os programas de nutrição, de educação alimentar e as atividades de readaptação alimentar.
À medida que aumenta a consciência da importância dos cuidados com a alimentação, os nutricionistas ampliam seu mercado de trabalho. Suas atividades são exercidas também por formados em biologia e medicina com especialização em nutrologia. Mas, mesmo bastante concorrido, o mercado de nutrição é amplo e vem incorporando aspectos da vida moderna aos desafios profissionais. Evitar doenças provocadas pela desnutrição e hábitos alimentares incorretos são também atribuições dos nutricionistas.
Clientes exigentes e bem informados levam empresas de alimentação a utilizar os conhecimentos do nutricionista para coordenar pesquisas de produtos e testar receitas, promover degustações e avaliação sensorial, setores que convergem com uma atuação no âmbito do marketing. Outras tarefas que podem ser desempenhadas em indústrias alimentícias envolvem a supervisão e a gerência do processo de produção de alimentos, como compra e armazenagem de matéria-prima ou produtos acabados, além da observação rigorosa dos procedimentos higiênicos.
A área da nutrição clínica também vem crescendo bastante.O trabalho é realizado
em conjunto com médicos, em geral pediatras ou endocrinologistas, que encaminham pacientes ao nutricionista. Sua incumbência é prescrever dietas, adaptando a alimentação a cada tratamento. O nutricionista tem capacitação para participar
de programas de saúde pública – seja orientando a população sobre a melhor maneira
de aproveitar os alimentos, ou em programas de merenda escolar, alimentação
em creches etc.
O curso inclui disciplinas básicas – bioquímica, biologia, patologia – e profissionalizantes – de bramatologia e tecnologia de alimentos até nutrição clínica, social passando por técnicas de higiene. Aulas práticas ocorrem não só
em laboratórios, mas também em cozinhas experimentais.

Áreas de atuação
Nutrição administrativa: supervisão e gerenciamento do processo produtivo de alimentos na indústria alimentícia, hotéis, hospitais, escolas, restaurantes, etc.
Consultoria: planejamento de cozinhas, treinamento de funcionários em empresas alimentícias e inspeção dos serviços.
Ensino: possui habilitação para lecionar em diversos setores.
Marketing: organização de cozinhas experimentais e coordenação de produtos
e receitas.
Clínica: prescrição e acompanhamento de dietas.
Esportiva: orientação alimentar para atletas.

Duração do curso: 4 anos

Nenhum comentário:

Postar um comentário