quarta-feira, 10 de março de 2010

GUIA DE PROFISSÕES- ED. FÍSICA


Com o passar do tempo, a valorização de um corpo cultivado através de exercícios torna-se cada vez maior e, com isso, cresce o número de pessoas dispostas a praticar exercícios com regularidade e cumprir objetivos de corrigir a postura, melhorar a capacidade cardiorrespiratória, aumentar a flexibilidade e descarregar as tensões de um dia-a-dia estressante.
Desta forma, o educador físico tem um papel fundamental com seus conhecimentos
para se alcançar e manter uma boa forma física através do planejamento de programas de exercícios e da definição sobre o que é mais adequado para determinado tipo de pessoa ou para um grupo. Ele é capaz de orientar posturas corporais, calcular a intensidade e a freqüência de cada série de exercícios, aprimorando o condicionamento físico e o desempenho, seja de atletas ou de não-atletas. A regulamentação da profissão de bacharel em Educação Física, em 1998, ajuda a eliminar a falta de profissionalização no meio.
Outro segmento promissor é o de lazer e entretenimento. A infra-estrutura de hotéis, resorts e centros recreativos – quadras, piscinas, sala de musculação – não bastam sem um profissional apto a orientar as atividades. O turismo ecológico, como montanhismo e exploração de cavernas, é um setor que também tem contratado profissionais da área. Ministrar aulas em escolas de ensinos médio e fundamental – tradicional campo de atuação dos educadores físicos – é mais uma alternativa.
O educador físico necessita de uma formação sólida sobre as atividades biológicas e psicológicas do ser humano e de uma boa didática para ensinar os exercícios de uma maneira criativa e estimulante. No curso de Educação Física, os alunos estudam o funcionamento do corpo humano em aulas de anatomia, ortopedia, biologia, fisiologia e
bioquímica. As aulas práticas incluem condicionamento físico, recreação e movimento.

Áreas de atuação
Condicionamento físico: oferecer aulas individuais ou em grupo para melhorar as condições musculares e cardiovasculares de crianças, adultos e idosos.
Assessoria: orientar e aplicar programas em hotéis, clubes, empresas, centros de recreação e parques.
Ensino: aulas para educação infantil, ensinos fundamental e médio para os licenciados. E aqueles que possuem mestrado podem dar aulas nas universidades.
Treinamentos: atuar como técnico em equipes e times esportivos.
O salário inicial da categoria está em torno de R$ 1,2 mil.
Duração do curso: 4 anos

Nenhum comentário:

Postar um comentário