quinta-feira, 24 de junho de 2010

GUIA DAS PROFISSÕES- METEREOLOGIA


Com o auxílio de instrumentos complexos e sofisticados, os metereologistas estudam para tentar prever as alterações climáticas e suas prováveis implicações. Ele pesquisa e avalia as condições atmosféricas e examina dados relativos a vento, chuva, insolação, temperatura e umidade do ar, a fim de compreender e prever o tempo nas diversas regiões do planeta.

A interpretação de gráficos, imagens de satélites e radares, e utilização de mapas e programas específicos de computador são ferramentas de trabalho imprescindíveis.
Sua atividade é de vital importância para o setor rural, uma vez que o agricultor depende das condições climáticas para definir a época de plantio e colheita. Também trabalha em empresas que prestam serviços de radiometeorologia e meteorologia ambiental.


Áreas de atuação

Agrometeorologia: através das condições meteorológicas, são determinados o plantio e a colheita, podendo-se fazer previsão de safra e monitoramento de áreas cultivadas.

Climatologia: estuda o comportamento do clima e as causas de suas mudanças.

Hidrometeorologia: pesquisa o regime das águas, das chuvas e dos rios, projetando reservatórios e sistemas de escoamento de água.

Meteorologia aeronáutica e marinha: analisam o comportamento dos ventos, pressão atmosférica, mares e rios para determinar as condições de tráfego aéreo e marítimo.

Meteorologia ambiental: estuda a poluição atmosférica procurando controlar a qualidade do ar.

Previsão atmosférica: investiga e prevê as condições do tempo em curto prazo.

Radiometeorologia: estuda as influências meteorológicas nas telecomunicações para evitar interferências nas transmissões de rádio e TV.

Sensoriamento remoto: detecta chuvas, queimadas e geadas por imagens de radar e satélite.

Duração do curso: 4 anos

Nenhum comentário:

Postar um comentário