quarta-feira, 23 de junho de 2010

GUIA DAS PROFISSÕES - GEOFÍSICA


O geofísico estuda a Terra de maneira indireta, medindo as forças físicas que atuam no planeta. Com instrumentos, analisa os movimentos do solo e subsolo, curvatura, campo magnético e outras particularidades do globo, como fenômenos térmicos no centro da Terra. Na geofísica aplicada, desenvolve tecnologias para obter e analisar informações sobre a superfície e as camadas internas do planeta para usá-las em obras como plataformas marítimas, túneis, usinas, barragens e linhas de telecomunicação. Levanta dados para saber se uma determinada área está sujeita a abalos físicos, radioatividade e calor, garantindo com isso a segurança das estruturas. Atua também junto à localização de minérios, lençóis freáticos, reservas de petróleo e na preservação e recuperação do meio ambiente.

O geofísico investiga os fenômenos elétricos, térmicos, magnéticos, gravitacionais e sísmicos do planeta. Com instrumentos especiais e leis da Matemática, da Física e da Química, ele mede as forças que afetam a superfície, o subsolo e a atmosfera terrestre. Observa e calcula os movimentos do solo e do subsolo e pesquisa a origem e a atividade dos vulcões, a curvatura do planeta e outras características geofísicas do globo. Detecta e mede a intensidade de terremotos e maremotos, investiga a estrutura das formações rochosas e as propriedades físico-químicas dos mares. Antes da construção de grandes obras, como represas, estradas e túneis, avalia a estabilidade do solo e localiza lençóis de água e jazidas minerais. Pode trabalhar também na prospecção de petróleo.


Áreas de atuação

Geofísica aplicada: atua na construção civil, preservação e recuperação ambiental, prospecção de petróleo e localização de jazidas minerais e lençóis freáticos.

Geofísica fundamental: pesquisa fenômenos geofísicos para aplicação prática dentro das seguintes especialidades: geodésica, geodinâmica, geofísica nuclear, geomagnetismo, geotérmica e sismologia.

Duração do curso: 4 anos

Nenhum comentário:

Postar um comentário