segunda-feira, 28 de junho de 2010

GUIA DAS PROFISSÕES - ASTRONOMIA


Ciência que estuda o Universo pela análise da composição química e pelo movimento dos astros e galáxias, investigando a origem e a evolução do cosmo. O astrônomo investiga a origem e a evolução do cosmo. Observa os astros por meio de telescópios e câmeras. No computador, realiza cálculos matemáticos para elaborar modelos teóricos que expliquem e prevejam as leis da física fora da Terra.

Cresce o campo de trabalho para o bacharel na área do ensino, devido, principalmente, à introdução da disciplina Astronomia nas escolas dos níveis fundamental e médio. No momento de contratar, as escolas valorizam aqueles que têm mestrado em astronomia e astrofísica. O bacharelado em Astronomia é composto, sobretudo, por disciplinas ligadas à física, matemática e à computação. A maioria dos profissionais da área completa o curso de física e, depois, o de pós-graduação em Astronomia. As oportunidades de trabalho aparecem, principalmente, em observatórios e institutos de pesquisa, que exigem doutorado. Os museus e planetários também são possibilidades.

Supervisionar satélites brasileiros é outra alternativa de trabalho. Neste caso, o astrônomo se especializa em mecânica celeste, que além de controlar a órbita de satélites artificiais estuda as forças envolvidas no movimento de planetas, satélites, cometas e asteróides. Outra especialização é a astrofísica. Nela, o profissional calcula distância, massa, densidade, composição, tamanho, idade, origem e evolução dos astros. Ele pode também se dedicar ao estudo da posição e do movimento dos astros (astrometria) ou, ainda, pesquisar as características dos astros por meio da radiação por eles emitida (radioastronomia). No início da carreira, os salários giram em torno de dez mínimos.

Áreas de atuação

Astrofísica: calcular distância, massa, densidade, composição, tamanho, idade, origem e evolução dos astros e sistemas estelares, com base no estudo da luz emitida por eles.

Astrometria ou Astronomia fundamental: estudar a posição e a localização dos astros, acompanhando seus movimentos e velocidades com a ajuda de instrumentos, como astrolábios e círculos meridianos, e de cálculos matemáticos.

Mecânica celeste: estudar as forças que determinam o movimento de planetas, satélites, cometas e asteróides, usando mapas celestes, instrumentos de observação e cálculos matemáticos.

Radioastronomia: analisar as radiações eletromagnéticas do universo e a propagação de raios X e Gama. Trabalhar em observatórios astronômicos com telescópios óticos e radiotelescópios instalados em satélites artificiais.

Duração do curso: 4 a 5 anos

Nenhum comentário:

Postar um comentário