terça-feira, 6 de abril de 2010

Guia de Profissões - Enfermagem


Enfermagem
Uma das principais atribuições do profissional de enfermagem é cuidar para que a prescrição médica seja seguida. Seu trabalho pode ser diretamente com pacientes; no comando de auxiliares e técnicos; ou na gerência de unidades hospitalares.
Outra possibilidade, consolidada na Europa e em outros países desenvolvidos, que angaria cada vez mais adesões no Brasil, é o atendimento domiciliar de pacientes em fase de recuperação. Tal recurso diminui os riscos de infecção hospitalar e representa um custo inferior ao despendido no tratamento em hospital, além de contribuir, em diversos casos, para promover um restabelecimento mais veloz do paciente.
Se a questão for o gerenciamento de hospitais, o enfermeiro poderá auxiliar nas atividades de planejamento, execução e supervisão de serviços, além de coordenar equipes de enfermagem e auxiliares. Na saúde pública, a função do enfermeiro será orientar a comunidade sobre hábitos de higiene, planejamento familiar, pré-natal, aplicação de vacinas etc., configurando uma atuação generalista.
Por outro lado, observa-se também uma tendência à especialização: além da enfermagem no setor de obstetrícia, o enfermeiro é figura importante na pediatria (tratamento de crianças e recém-nascidos), na psiquiatria (auxílio a pacientes com distúrbios psicológicos), no âmbito médico-cirúrgico (assistência ao médico e ao paciente antes, durante e após a cirurgia), entre outros. A enfermagem dos cuidados com os idosos (geriátrica), doentes ou não, tem se expandido devido ao crescimento da expectativa de vida dos brasileiros.
O curso oferece disciplinas básicas como anatomia, microbiologia e bioquímica no primeiro ano. Em muitas faculdades, já se começa a atender pacientes e a cuidar da enfermaria a partir do segundo ano. Aulas práticas incluem procedimentos de emergência, instrumentação, administração da enfermaria. O salário inicial médio deste profissional gira em torno de R$ 1,2 mil.


Áreas de atuação

Enfermagem geral: coordena técnicos e auxiliares em hospitais e clinicas.
Enfermagem geriátrica: dedica-se a cuidar dos idosos.
Enfermagem médico-cirúrgica: presta assistência ao paciente e ao médico antes, no decorrer e depois de cirurgias. Cuida também dos instrumentos médico-cirúrgicos.
Enfermagem obstetrícia: auxilia gestantes, parturientes e lactantes; auxilia na execução de programas de planejamento familiar.
Enfermagem pediátrica: trata de crianças e recém-nascidos.
Enfermagem do trabalho: atua na prevenção e manutenção da saúde do trabalhador nas empresas.
Ensino: leciona em cursos para técnicos e auxiliares, e com licenciatura atua em cursos de graduação.
Saúde pública: orienta comunidades sobre programas de saúde e educação sanitária em postos de saúde ou hospitais públicos.

Duração do curso: 4 anos

Nenhum comentário:

Postar um comentário