terça-feira, 13 de abril de 2010

Guia de Profissões - Biotecnologia



Entende tanto de biologia quanto de química, física, estatística e informática. Na área da microbiologia, estuda fungos, bactérias, vírus e protozoários e as moléstias que eles causam em plantas e no organismo do homem e de animais.
Pesquisa métodos de utilização desses microrganismos na produção de alimentos e bebidas, como laticínios, cerveja e vinho.
O especialista em imunologia emprega esses microrganismos na produção de vacinas e kits de diagnóstico.
Em indústrias alimentícias e farmacêuticas cuida do controle do crescimento microbiano e da segurança e higiene no ambiente de trabalho, além de controlar a qualidade do produto final. Nos laboratórios de pesquisa farmacêutica, desenvolve pesquisas para novos medicamentos. Também atua em órgãos de controle ambiental, na avaliação e prevenção da contaminação da água e do solo.
Com formação específica, atua como engenheiro de bioprocessos, projetando, construindo e operando equipamentos que reproduzem, em escala industrial, processos que envolvem células vivas, empregados na fabricação de medicamentos, cosméticos, alimentos ou química em geral.

Área de atuação
Meio ambiente: Estuda processos biotecnológicos para a recuperação de solos e o aprimoramento da agricultura.
Alimentos e bebidas: Acompanha a produção de alimentos e bebidas que levam microrganismos em sua composição, como queijos e cervejas.
Agronegócios: Aprimora técnicas de combate a pragas e doenças nas lavouras e nos rebanhos.

Duração média: de quatro a cinco anos

Nenhum comentário:

Postar um comentário