quarta-feira, 30 de junho de 2010

APROVADOS VESTIBULAR DE INVERNO UPF


Estes são nossos alunos que foram aprovados no Vestibular de Inverno da UPF:

Andressa Capeletti Echer
Bruna Pan Valdemarca
Bruna Somavilla Hartmann
Camila Beatriz Bonatto
Daniele Dassoler
Eduardo Alós Bianchi
Gabriela Bertotti
Gustavo Brustolin
Heron S. Teixeira
João Lucas Zaions
Juliana Barbosa Martins
Matheus Mazzola
Nicoli Barbosa Martins
Samara Maria Piran
Tífani Dagostini
Vitória Stresleski Wodzik
Pedro Augusto Rosset
Maicon Carbonera

segunda-feira, 28 de junho de 2010

CICLO DE PALESTRAS PROFISSIONAIS BARÃO


No dia 21/06/10 teve início o Ciclo de Palestras Profissionais em nossa escola. Estiveram presentes os coordenadores da FAE palestrando e debatendo com os vestibulandos do 3ºano-noturo sobre os cursos de Administração (Wagner Bueno), Design (Ana Cistina Hillesheim), Pedagogia (Verenice Lipsch) e Análise e Desenvolvimento de Sistemas (Jones Soares). Os alunos também assistiram a explanação da odontóloga Marisa Badalotti e do profissional de Educação Física Ivan Banara.
O segundo dia de palestras 24/06/10 contou com a presença da médica veterinária Cristina A. Spada, com a jornalista Liliane Martins, o engenheiro mecânico Luciano Tedesco, e o engenheiro elétrico Adílson Stankievski.
Em breve teremos mais uma noite de palestras e, as turmas de 3º anos diurno iniciarão agora dia 29/06/10 o Ciclo com profissionais de diversas áreas.

GUIA DAS PROFISSÕES - ASTRONOMIA


Ciência que estuda o Universo pela análise da composição química e pelo movimento dos astros e galáxias, investigando a origem e a evolução do cosmo. O astrônomo investiga a origem e a evolução do cosmo. Observa os astros por meio de telescópios e câmeras. No computador, realiza cálculos matemáticos para elaborar modelos teóricos que expliquem e prevejam as leis da física fora da Terra.

Cresce o campo de trabalho para o bacharel na área do ensino, devido, principalmente, à introdução da disciplina Astronomia nas escolas dos níveis fundamental e médio. No momento de contratar, as escolas valorizam aqueles que têm mestrado em astronomia e astrofísica. O bacharelado em Astronomia é composto, sobretudo, por disciplinas ligadas à física, matemática e à computação. A maioria dos profissionais da área completa o curso de física e, depois, o de pós-graduação em Astronomia. As oportunidades de trabalho aparecem, principalmente, em observatórios e institutos de pesquisa, que exigem doutorado. Os museus e planetários também são possibilidades.

Supervisionar satélites brasileiros é outra alternativa de trabalho. Neste caso, o astrônomo se especializa em mecânica celeste, que além de controlar a órbita de satélites artificiais estuda as forças envolvidas no movimento de planetas, satélites, cometas e asteróides. Outra especialização é a astrofísica. Nela, o profissional calcula distância, massa, densidade, composição, tamanho, idade, origem e evolução dos astros. Ele pode também se dedicar ao estudo da posição e do movimento dos astros (astrometria) ou, ainda, pesquisar as características dos astros por meio da radiação por eles emitida (radioastronomia). No início da carreira, os salários giram em torno de dez mínimos.

Áreas de atuação

Astrofísica: calcular distância, massa, densidade, composição, tamanho, idade, origem e evolução dos astros e sistemas estelares, com base no estudo da luz emitida por eles.

Astrometria ou Astronomia fundamental: estudar a posição e a localização dos astros, acompanhando seus movimentos e velocidades com a ajuda de instrumentos, como astrolábios e círculos meridianos, e de cálculos matemáticos.

Mecânica celeste: estudar as forças que determinam o movimento de planetas, satélites, cometas e asteróides, usando mapas celestes, instrumentos de observação e cálculos matemáticos.

Radioastronomia: analisar as radiações eletromagnéticas do universo e a propagação de raios X e Gama. Trabalhar em observatórios astronômicos com telescópios óticos e radiotelescópios instalados em satélites artificiais.

Duração do curso: 4 a 5 anos

quinta-feira, 24 de junho de 2010

GUIA DAS PROFISSÕES- METEREOLOGIA


Com o auxílio de instrumentos complexos e sofisticados, os metereologistas estudam para tentar prever as alterações climáticas e suas prováveis implicações. Ele pesquisa e avalia as condições atmosféricas e examina dados relativos a vento, chuva, insolação, temperatura e umidade do ar, a fim de compreender e prever o tempo nas diversas regiões do planeta.

A interpretação de gráficos, imagens de satélites e radares, e utilização de mapas e programas específicos de computador são ferramentas de trabalho imprescindíveis.
Sua atividade é de vital importância para o setor rural, uma vez que o agricultor depende das condições climáticas para definir a época de plantio e colheita. Também trabalha em empresas que prestam serviços de radiometeorologia e meteorologia ambiental.


Áreas de atuação

Agrometeorologia: através das condições meteorológicas, são determinados o plantio e a colheita, podendo-se fazer previsão de safra e monitoramento de áreas cultivadas.

Climatologia: estuda o comportamento do clima e as causas de suas mudanças.

Hidrometeorologia: pesquisa o regime das águas, das chuvas e dos rios, projetando reservatórios e sistemas de escoamento de água.

Meteorologia aeronáutica e marinha: analisam o comportamento dos ventos, pressão atmosférica, mares e rios para determinar as condições de tráfego aéreo e marítimo.

Meteorologia ambiental: estuda a poluição atmosférica procurando controlar a qualidade do ar.

Previsão atmosférica: investiga e prevê as condições do tempo em curto prazo.

Radiometeorologia: estuda as influências meteorológicas nas telecomunicações para evitar interferências nas transmissões de rádio e TV.

Sensoriamento remoto: detecta chuvas, queimadas e geadas por imagens de radar e satélite.

Duração do curso: 4 anos

quarta-feira, 23 de junho de 2010

GUIA DAS PROFISSÕES - GEOFÍSICA


O geofísico estuda a Terra de maneira indireta, medindo as forças físicas que atuam no planeta. Com instrumentos, analisa os movimentos do solo e subsolo, curvatura, campo magnético e outras particularidades do globo, como fenômenos térmicos no centro da Terra. Na geofísica aplicada, desenvolve tecnologias para obter e analisar informações sobre a superfície e as camadas internas do planeta para usá-las em obras como plataformas marítimas, túneis, usinas, barragens e linhas de telecomunicação. Levanta dados para saber se uma determinada área está sujeita a abalos físicos, radioatividade e calor, garantindo com isso a segurança das estruturas. Atua também junto à localização de minérios, lençóis freáticos, reservas de petróleo e na preservação e recuperação do meio ambiente.

O geofísico investiga os fenômenos elétricos, térmicos, magnéticos, gravitacionais e sísmicos do planeta. Com instrumentos especiais e leis da Matemática, da Física e da Química, ele mede as forças que afetam a superfície, o subsolo e a atmosfera terrestre. Observa e calcula os movimentos do solo e do subsolo e pesquisa a origem e a atividade dos vulcões, a curvatura do planeta e outras características geofísicas do globo. Detecta e mede a intensidade de terremotos e maremotos, investiga a estrutura das formações rochosas e as propriedades físico-químicas dos mares. Antes da construção de grandes obras, como represas, estradas e túneis, avalia a estabilidade do solo e localiza lençóis de água e jazidas minerais. Pode trabalhar também na prospecção de petróleo.


Áreas de atuação

Geofísica aplicada: atua na construção civil, preservação e recuperação ambiental, prospecção de petróleo e localização de jazidas minerais e lençóis freáticos.

Geofísica fundamental: pesquisa fenômenos geofísicos para aplicação prática dentro das seguintes especialidades: geodésica, geodinâmica, geofísica nuclear, geomagnetismo, geotérmica e sismologia.

Duração do curso: 4 anos

sexta-feira, 18 de junho de 2010

GUIA DE PROFISSÕES - CIÊNCIAS BIOMÉDICAS


O biomédico identifica, classifica e estuda os microrganismos causadores de enfermidades e procura medicamentos e vacinas para combatê-las.
Realiza exames e interpreta os resultados de análises clínicas, para diagnosticar doenças, e para verificar contaminações em alimentos.
Pode trabalhar em Hospitais, laboratórios e órgãos públicos de saúde, fazendo pesquisas e testes. Atua em parceria com bioquímicos, biólogos, médicos e farmacêuticos.
Área de atuação
Análises Clinicas: Realiza exames clínicos em laboratórios e hospitais, assinando os respectivos laudos, para identificar agentes causadores de doenças.
Anatomia: Estuda a estrutura e forma dos organismos.

Biologia molecular: Pesquisa as estruturas e o funcionamento das moléculas de DNA e RNA, das proteínas e dos genes responsáveis pela transmissão do caráter hereditário.
Bioquímica: Analisa o metabolismo dos seres animais e vegetais, verificando a composição química das substâncias neles presentes.
Genética: Pesquisa as leis e os processos de transmissão de caracteres hereditários e o papel dos genes na definição das características de um ser.
Imunologia: Investiga o sistema de defesa do organismo humano para a produção de vacinas e medicamentos.
Parasitologia: Analisa os organismos animais e vegetais que sobrevivem à custa de outro.
Patologia: Estuda, diagnostica e trata doenças.
Duração Média: quatro anos

sexta-feira, 11 de junho de 2010

ENEM 2010


AS INSCRIÇÕES PARA O ENEM 2010 ABREM NO DIA 21/06 E VÃO ATÉ DIA 09/07.

AS PROVAS SERÃO REALIZADAS DIA 6 E 7 DE NOVEMBRO.

PARA REALIZAR A INSCRIÇÃO É NECESSÁRIO O CPF E O RG DO CANDIDATO.

terça-feira, 8 de junho de 2010

terça-feira, 1 de junho de 2010

Continuação das fotos da viagem- Turma 3º ano de Tapejara




Fotos da Viagem à Unisinos e Museu da PUC





Unisinos Experience e Museu de Ciências e Tecnologia da PUC


A experiência foi muito gratificante!!....O setor de Psicologia, Orientação Educacional, Coordenação e professores que acompanharam os alunos nas atividades podem verbalizar a satisfação que foi a viagem realizada, como parte do Projeto Escolher, à universidade e ao museu. Já estamos com saudades.....