quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Teste: Quem é você?

Quem é você?


O teste que apresentamos aqui pode dar listas importantes para você descobrir as características mais marcantes da sua personalidade e procurar as profissões mais adequadas a seu perfil. Mas esta atividade é apenas um instrumento para você se conhecer melhor e para ajudá-lo na hora de escolher uma carreira.
Marque com um X a opção (A ou B) que melhor descreve o que você pensa e como age, e não como você gostaria de ser ou agir.

1. Ao fazer um trabalho de escola:
(A) Você faz o indispensável e rotineiro, só para garantir nota.
(B) Procura usar a criatividade, usar novos métodos e apresentar um trabalho original.
2. No início do ano letivo ou em uma nova escola, como você age:
(A) Toma logo a iniciativa de conversar com os novos colegas.
(B) Prefere ficar na sua, conhecer melhor os colegas ou esperar que alguém tome a iniciativa de falar com você.
3. Em uma discussão, ou quando há algum conflito entre seus amigos, você:
(A) Pode discordar, mas prefere não entrar na briga.
(B) Tenta impor sua opinião e ganhar a parada.
4. Nos trabalhos em grupo da escola, você prefere:
(A) Trabalhar sozinho porque é mais organizado dos que os outros e faz o trabalho com mais eficiência.
(B) Trabalhar junto com os colegas.
5. Na balada ou em uma festa, você prefere:
(A) Agitar, conhecer e dançar com pessoas novas.
(B) Ficar na mesa e bater papo com os amigos de sempre.
6. Em seus compromissos, você é:
(A) Sempre pontual, e se irrita quando os amigos se atrasam.
(B) Não se preocupa com seus próprios atrasos nem com os dos amigos.
7. Você se preocupa mais com:
(A) O que está acontecendo na sua vida presente.
(B) Com o que vai ocorrer no futuro.
8. Quando termina rapidamente uma tarefa que o professor pediu em sala de aula, você:
(A) Começa logo outra sem esperar pelas ordens do professor.
(B) Fica na sua e espera que ele diga o que fazer.

9. No fim de semana, você:
(A) Sempre sabe o que quer fazer.
(B) Espera para ver o que vai rolar.
10. Ao sair para a balada, você de mais importância para:
(A) Usar uma roupa diferente, original e que chame a atenção.
(B) O que as pessoas vão achar de sua roupa e de você.
11. Quando o professor passa uma nova tarefa, você:
(A) Começa imediatamente.
(B) Leva algum tempo para se organizar.
12. Você foi para uma nova escola e é convidado para uma festa:
(A) Comparece e fica feliz em conhecer uma galera nova.
(B) Não vai, pois prefere primeiro conhecer bem os colegas.
13. Em uma viagem longa, de ônibus ou avião, você gosta de:
(A) Puxar conversa com a pessoa que está ao seu lado.
(B) Ficar na sua e ler uma revista.
14. Nas provas, você prefere:
(A) Testes objetivos ou respostas de múltipla escolha.
(B) Questões dissertativas que possam ser desenvolvidas livremente.
15. Ao analisar um acontecimento importante, você dá mais importância para:
(A) A realidade e os fatos objetivos.
(B) Os seus sentimentos sobre o acontecimento.
16. Se você está com algum problema, o que prefere fazer:
(A) Desabafar com seu melhor amigo.
(B) Aguentar sozinho e não falar com ninguém.
17. Sua frequência na escola é:
(A) Ótima, você raramente falta.
(B) Não vê problema em faltar de vez em quando.
18. Quando fazem trabalho escolar em grupo:
(A) Você participa efetivamente e curte o tempo que passam juntos trabalhando.
(B) Prefere ficar calado e depois fazer sua parte sozinho.
19. Você se apaixonou pela namorada (o) de seu (a) melhor amigo (a). Qual é sua reação:
(A) Avalia a situação de forma objetiva e considera os vários lados da questão para decidir o que fazer.
(B) Deixa-se levar pelo coração e pelos sentimentos.
20. Se você tira nota baixa em alguma prova:
(A) Acha que não estudou o suficiente.
(B) Justifica-se achando que o professor não ajudou ou que você estava com algum problema.

21. Nas reuniões do grupo de trabalho, você:
(A) Gosta de conversar e brincar para relaxar.
(B) Não gosta de brincadeiras para não atrapalhar a concentração.
22. Nas atividades coletivas na escola, em casa ou outras:
(A) Você prefere participar da execução das tarefas.
(B) Você se sente melhor planejamento as atividades que devem ser feitas.
23. Quando analisa e toma decisões sobre algum ato de seus amigos, você considera mais importante:
(A) O que é certo ou errado, mesmo que compreenda os erros deles.
(B) Prefere manter a amizade, mesmo que eles estejam errados.
24. Quando um amigo não quer acompanhá-lo a algum local ou evento, você:
(A) Utilizar argumentos para convencê-lo.
(B) Apela para a emoção e para os bons sentimentos dele.
25. Com seus amigos ou colegas da escola, você geralmente:
(A) Está por dentro de tudo e sempre sabe o que eles fazem e pensam.
(B) Não se interessa muito pelos outros.
26. Se você vai acampar com os amigos em uma praia:
(A) Você estuda o roteiro, planeja e organiza tudo com antecedência.
(B) Deixa para decidir e organizar na última hora.
27. Você prefere ler autores de livros ou artigos que escrevam:
(A) Utilizando linguagem objetiva e clara.
(B) Utilizando imagens comparativas ou metáforas.
28. Em uma conferência sobre preservação ambiental, você se interessa mais pelas:
(A) Fundamentações teóricas e científicas.
(B) Práticas de atuações das ongs dedicadas á defesa do meio ambiente.
29. Quando está com os amigos em um bar, você prefere conversar sobre:
(A) Assuntos gerais, atualidades e amenidades.
(B) Assuntos pessoais, seus ou dos outros.
30. O professor comenta um trabalho seu na sala de aula e diz que você se saiu mal:
(A) Fica chateado e preocupado com o que os colegas vão falar de você.
(B) Preocupa-se em saber por que errou.

S C R O E I




CORREÇÃO:
Procure na tabela abaixo as letras correspondentes a cada pergunta e marque os resultados obtidos. Verifique qual das letras que apresentou um maior resultado. Lembre-se que os resultados são esquemáticos e baseiam-se em um comportamento médio, mas as pessoas não agem sempre de acordo com o mesmo modelo. Eles servem apenas como indicação geral do perfil psicológico da personalidade.
Pergunta Resposta A Resposta B
1 P C
2 E I
3 S R
4 P C
5 E I
6 R S
7 P C
8 E I
9 R S
10 E I
11 O C
12 E I
13 E I
14 R S
15 O C
16 E I
17 R S
18 E I
19 R S
20 O C
21 E I
22 O C
23 R S
24 R S
25 E I
26 O C
27 O C
28 O N
29 R S
30 S R

RESULTADO

S – Sensível – Você é uma pessoa que valoriza e sabe lidar com as próprias emoções. Sabe tratar com as pessoas e é capaz de compreender os sentimentos dos outros. É sensível, tolerante, não guarda mágoas e perdoa com facilidade. As profissões que mais combinam com seu modo de ser são as dos grupos C, I, H e J.

C – Criativo – Seu forte é a criatividade, imaginação, curiosidade e inovação. Consegue sempre se diferenciar dos demais por intermédio dessas características. Sonhador, está sempre em busca de novos desafios, percebe as coisas rapidamente e aprende com facilidade. É tolerante com mudanças e imprevistos, é desorganizado, não gosta muito de planejamento e de cumprir prazos. As profissões que mais o atraem são as do grupo E, I, H e J.

R – Racional – Você é pragmático e objetivo. Gosta de fazer tudo com planejamento, de ter a situação sob controle, claramente definida e não tolera imprevistos ou mudanças. Sabe se relacionar e liderar grupos e pessoas com firmeza, mas é reservado e não expõe seus sentimentos com facilidade. As profissões mais indicadas estão nos grupos A, D, E e G.

O – Objetivo – Você tem alguns traços do perfil RACIONAL, mas é m ais tolerante e moderado. Muito objetivo, valoriza os fatos concretos e a realidade presente, mantendo sempre os pé no chão. Relaciona-se bem, tem capacidade de liderança, mas é reservado e não se expõe. Procure as profissões dos grupos A, C, D e G.

E – Extrovertido – Você é muito comunicativo e expansivo e interessa-se por assuntos bastante variados. Gosta de estar rodeado de pessoas, de trabalhos em grupo e faz amizades com facilidade. Tem características de líder e gosta de orientar as pessoas. Demonstra seus sentimentos e opiniões com facilidade. As profissões mais indicadas são as do grupo B, C, E, I, H e J.

I – Introvertido – Seus traços mais marcantes são a timidez e a reserva. Tem alto poder de concentração e persistência, gosta de pesquisar, estudar e refletir com mais profundidade sobre tudo. Não interage bem com grupos e não gosta de expor, preferindo a companhia de alguns poucos amigos. As profissões que o atraem são as dos grupos A, B, D, F e G.




RESULTADO

S – Sensível – Você é uma pessoa que valoriza e sabe lidar com as próprias emoções. Sabe tratar com as pessoas e é capaz de compreender os sentimentos dos outros. É sensível, tolerante, não guarda mágoas e perdoa com facilidade. As profissões que mais combinam com seu modo de ser são as dos grupos C, I, H e J.

C – Criativo – Seu forte é a criatividade, imaginação, curiosidade e inovação. Consegue sempre se diferenciar dos demais por intermédio dessas características. Sonhador, está sempre em busca de novos desafios, percebe as coisas rapidamente e aprende com facilidade. É tolerante com mudanças e imprevistos, é desorganizado, não gosta muito de planejamento e de cumprir prazos. As profissões que mais o atraem são as do grupo E, I, H e J.

R – Racional – Você é pragmático e objetivo. Gosta de fazer tudo com planejamento, de ter a situação sob controle, claramente definida e não tolera imprevistos ou mudanças. Sabe se relacionar e liderar grupos e pessoas com firmeza, mas é reservado e não expõe seus sentimentos com facilidade. As profissões mais indicadas estão nos grupos A, D, E e G.

O – Objetivo – Você tem alguns traços do perfil RACIONAL, mas é m ais tolerante e moderado. Muito objetivo, valoriza os fatos concretos e a realidade presente, mantendo sempre os pé no chão. Relaciona-se bem, tem capacidade de liderança, mas é reservado e não se expõe. Procure as profissões dos grupos A, C, D e G.

E – Extrovertido – Você é muito comunicativo e expansivo e interessa-se por assuntos bastante variados. Gosta de estar rodeado de pessoas, de trabalhos em grupo e faz amizades com facilidade. Tem características de líder e gosta de orientar as pessoas. Demonstra seus sentimentos e opiniões com facilidade. As profissões mais indicadas são as do grupo B, C, E, I, H e J.

I – Introvertido – Seus traços mais marcantes são a timidez e a reserva. Tem alto poder de concentração e persistência, gosta de pesquisar, estudar e refletir com mais profundidade sobre tudo. Não interage bem com grupos e não gosta de expor, preferindo a companhia de alguns poucos amigos. As profissões que o atraem são as dos grupos A, B, D, F e G.

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

O Medo de escolher ou mudar

A escolha de uma profissão, trabalho ou emprego representa um passo de grande importância e impacto na vida da maioria das pessoas. É natural que exista o receio ou mesmo medo de tomar um caminho que futuramente possa se mostrar errado.
A precaução vem da consciência de que nosso futuro é formado pelo conjunto de escolhas que realizamos ao longo do tempo. Uma simples ação hoje pode afetar em maior ou menor grau nossa vida. A partir do momento em que não temos controle do ambiente externo ou mesmo certeza das próprias necessidades e desejos, o ato de decidir abre portas para um caminho nebuloso e de risco.
Apesar dessa realidade, o mundo ao redor não para e, muitas vezes, nos exige posicionamento, mesmo quando não nos sentimos prontos. A primeira decisão profissional é um dos momentos em que mais confrontamos a dificuldade da escolha.
Quantas vezes não ouvimos ou mesmo proferimos comentários como: "É injusto e cruel ver um adolescente, praticamente uma criança, determinar algo tão definitivo como uma profissão." ou mesmo um adulto lamentando : "Como eu poderia saber que não iria gostar da minha carreira. Agora é tarde, não tenho como voltar atrás".
Realmente, optar por uma profissão extrapola o simples "x" assinalado no formulário de vestibular. Da mesma forma, mudar uma carreira não se limita ao simples desejo pelo novo. Apesar de aparentemente diferentes, os dois momentos têm pontos em comum. Denunciam a maneira como fomos ensinados a decidir e lidar com as conseqüências.
De forma implícita, nossa cultura expressa a idéia de que só adultos têm responsabilidades, assumem decisões importantes e de impacto. Estudar, passar de ano, não utilizar drogas, permanecer comportado em sala de aula, prestar atenção ao professor ou respeitar os colegas são algumas escolhas presentes no universo infantil e adolescente que somam um enorme impacto no futuro. Entretanto, várias gerações erram ao desconsiderá-las. Interpretam a ação do jovem como mera obrigação ou, o que é pior, como mérito próprio, adotando o papel de bom educador e dificultando a construção da autoconfiança desse futuro adulto.
A importância de exercitar o processo decisório está em experimentar as etapas que levam à escolha, entender as conseqüências, tolerar a incerteza dos resultados e, principalmente, aprender a corrigir passos equivocados. Isso pode ser ensinado no dia-a-dia, em situações aparentemente irrelevantes que, quando realizadas com consciência, trazem ganhos de maturidade pessoal e, consequentemente, profissional.
Numa sociedade ávida por eliminar o fracasso, o grande foco de atenção educacional concentra-se em ensinar a evitar erros e problemas. Esquecemos que, por melhor que seja a preparação que antecede uma escolha, existirá sempre uma porcentagem de incerteza. Na carreira, em especial, os resultados das decisões só se revelam no momento da prática.
Através do processo de orientação profissional, também conhecido como orientação vocacional, tanto o jovem como o adulto encontram apoio para organizar e equacionar as variáveis que compõem uma decisão madura. Além disso, a orientação tem o papel de desmistificar a idéia que a escolha termina no momento de sua definição.
Ao contrário, o ato de decidir resume-se apenas ao ponto de partida. Implementar a decisão, monitorar os resultados e corrigir a rota são aspectos inerentes que dão continuidade ao processo. A escolha consiste apenas no primeiro dos muitos passos rumo a um projeto profissional que está sendo construído.
Com receio de enfrentar barreiras e dificuldades, o momento de decidir ou mudar de carreira pode gerar medo, vergonha, vazio, sensação de esgotamento em função da fantasia de estar voltando ao marco inicial. Quando estamos presos a esses sentimentos, esquecemos que as experiências de vida são, invariavelmente, acumuláveis. O caminho, por mais que pareça ser totalmente novo, é evolutivo. Aprender com a prática significa somar informações e experiências.
Reconhecer que uma escolha no passado não foi adequada ou já não serve para o momento de vida atual, é desconfortável, porém faz parte do processo de amadurecimento. Da mesma forma, optar por uma profissão pela primeira vez, é um passo importante sim, mas que pode ser visto sob a perspectiva de que também será constantemente revisto e corrigido.
Isso não significa que seja válido agir de forma impulsiva ou inconseqüente. É preciso aprender a refletir, rever e corrigir rumos de forma planejada, cautelosa, considerando limites, obstáculos, aproveitando a experiência prévia e as oportunidades do momento.
A habilidade para cumprir essa tarefa não é intuitiva. Existem técnicas que auxiliam nessa busca. A orientação profissional cumpre esse objetivo e realiza esse acompanhamento em ambiente seguro, respeitando o ritmo individual, porém instigando constantemente o indivíduo a buscar seu caminho.
Ter a coragem de arriscar-se implica em aprender a caminhar e a lidar com os próprios medos. Exige paciência, em direção ao desenvolvimento de uma carreira sólida, que seja fonte de satisfação e de realização. Este é, sem dúvida, um grande desafio.

Anaí Auada